Wi-Fi como estratégia de Marketing e CRM para Supermercados

Nesse conteúdo vamos mostrar como o Wi-Fi dos supermercados pode ajudar o time de marketing nas suas tarefas. Só é preciso de uma ferramenta ideal para isso!

O setor de marketing de um supermercado, assim como outras áreas, possui diversas tarefas no dia-a-dia. Entre essas tarefas, uma das mais importantes é entregar uma comunicação que impulsione as vendas dos produtos, aumentando assim o faturamento.

Mas no mundo digital de hoje, essa comunicação precisa ser cada vez mais ágil e assertiva. Por isso, entender o cliente e direcionar a mensagem certa, é crucial.

Aí que entra a utilização do Wi-Fi como uma estratégia para os times de Marketing e CRM. Mas você deve estar se perguntando, “Como que o Wi-Fi pode fazer isso?”

Isso pode ser feito através de um sistema de gerenciamento de Wi-Fi focado para o time de marketing.

Esse detalhe do “focado no time de marketing” é muito importante, pois é ele que garante a separação do time de marketing em relação ao time de TI, mesmo se tratando de uma ferramenta que possui fatores técnicos.

O WiFeed permite uma série de interações com o cliente de formas muito personalizadas, além de outros vários benefícios:

  • Obter dados dos clientes de forma fácil
  • Entender o seu cliente através de pesquisas
  • Aplicar NPS e visualizando melhorias
  • Criar campanhas segmentadas
  • Criar comunicações físicas mais assertivas
  • Direcionar para download de Apps
  • Ajudar o E-commerce a vender mais

Obtendo dados dos clientes de forma fácil

Uma das missões do marketing é conseguir fidelizar o cliente e fazer com que ele compre mais na sua empresa. Só que para isso, primeiramente, é preciso identificar esse cliente, para então conseguirmos identificar a recorrência de compra.

Atualmente o setor de marketing e CRM, vem buscando alternativas para conseguir esse “cadastro” do cliente, seja criando o cartão de crédito próprio da loja, fazendo ações pontuais ou, mais atualmente, através de aplicativos dos próprios supermercados.

Porém, uma forma que pode ser muito mais explorada pelo time de marketing, é através do cadastro ao acessar Wi-Fi.

A gente sabe que cadastros em geral são chatos. E é por isso que aqui no WiFeed o usuário só precisa fazer isso apenas no primeiro acesso dele em qualquer rede WiFeed, melhorando e muito a experiência do usuário.

Dica de ouro: crie campanhas de promoções ou descontos apenas para o Wi-Fi, assim você dá aquele incentivo para a pessoa acessar o Wi-Fi e acabar deixando o cadastro. Além de ser um dos formatos mais fáceis de criar uma campanha, dessa forma você capta o cadastro e deixa a experiência mais agradável!

Entendendo o cliente através de pesquisas

Com o cadastro feito pelo cliente, já é possível identificar algumas tendências no perfil das lojas como gênero e a idade dos clientes. Esses insights são demonstrados no sistema dessa forma:

Porém, esses são dados mais básicos. Durante as campanhas você pode mostrar até 3 telas para os usuários que estão acessando o Wi-Fi. Nessas 3 telas você pode fazer perguntas simples e diretas, como no exemplo abaixo:

Essa campanha que você acabou de ver foi realizada nos Quiosques Chopp Brahma pela Ambev para entender um pouco mais sobre o perfil do público que frequentava os Quiosques.

Considerando boas práticas, para que a experiência não desagrade o cliente, é bom que essa quantidade de perguntas esteja atrelada a algum benefício para o respondente.

Já pensou que com essa ferramenta de perguntas você pode acabar descobrindo algum produto que as pessoas pedem e você ainda não tem?

Aplicando NPS e obtendo feedbacks

Também é uma das funções do marketing entender o nível de satisfação dos clientes com os serviços disponibilizados pelo supermercado.

A metodologia NPS (Net Promoter Score) é muito conhecida no universo empresarial por ser muito simples e gerar grandes conclusões. Clicando aqui você consegue se aprofundar mais sobre o tema.

Basicamente a metodologia consiste em o usuário responder a pergunta “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria a empresa X a um amigo ou colega?”

A utilização dessa metodologia é muito simples e positiva, mas a aplicação dela no dia-a-dia pode ser um pouco mais trabalhosa. Como você poderia fazer com que as pessoas que utilizam o seu supermercado respondessem essa pergunta?

Uma dessas possibilidades, e talvez a mais fácil, é através de ferramentas de Wi-Fi. Aqui no WiFeed nós trazemos essa possibilidade para você aplicar esse tipo de pergunta durante o acesso ao Wi-Fi, sempre tomando cuidado com a experiência do usuário durante o acesso.

Está gostando das possibilidades que o Wi-Fi pode trazer? Veja também como ela ajuda na área de Trade Marketing aqui!

Criando campanhas segmentadas

Comentamos no início desse post, que no mundo digital de hoje a comunicação com o cliente precisa ser cada vez mais assertiva.

Por isso não devemos oferecer para todos os clientes os mesmos produtos em promoção ou destaque, já que cada cliente possui um perfil de consumo.

Como já possuímos o cadastro do cliente no acesso ao Wi-Fi, conseguimos direcionar campanhas mais assertivas para esse cliente, seja segmentando pelo gênero, idade, horário na loja, dia da semana, loja e até mesmo qual região da loja o cliente está.

Podemos por exemplo fazer uma promoção como “Terça-feira da carne” e direcionar essa campanha somente para as terças. Ou então, direcionar campanhas de cerveja a partir das 18h. Tudo isso baseado nos dados de consumo que você já possui, com o objetivo de vender mais.

Criando comunicações físicas mais assertivas

Precisa produzir algum banner, flyer ou outro material físico para a loja? Por que não testar a comunicação antes de imprimir?

No mundo digital você consegue aplicar testes de escrita e artes para ver se as pessoas “engajam” com a campanha, assim você gera mais resultado com menos impactos.

Já pensou saber qual oferta é mais atrativa para o cliente? Compre 2 e leve 3, ou desconto?

A questão é que agora você pode fazer isso primeiramente através do Wi-Fi de uma forma digital, antes de mandar imprimir e distribuir.

Assim suas comunicações físicas serão muito mais bem sucedidas, já que passaram por um teste de conceito e otimizações antes das impressões! Bacana não?

Direcionando para download de Apps

Se tem uma coisa que combina com internet é e-commerce e aplicativos. Muitas redes de supermercado que possuem seu próprio app, acabam trazendo o Wi-Fi para sua estratégia, já que assim incentivam seus clientes a baixarem o app na loja durante as compras.

Porém, somente distribuir internet não é suficiente, é preciso comunicar. Dessa forma o sistema de Wi-Fi pode ajudar nesse trabalho, comunicando a existência do aplicativo e, ainda por cima, direcionar o usuário para o download!

Ajudando o E-commerce a vender mais

Aqui nós entramos em um tema um pouco mais aprofundado de marketing digital. Quem trabalha com e-commerce certamente conhece as plataformas como Facebook Ads e Google Ads.

Uma das funcionalidades que essas ferramentas trazem é a criação de públicos personalizados. Na prática, você consegue importar para essas ferramentas listagem de e-mails para criar um público que você deseja.

Agora já pensou em importar a listagem de todos os clientes que acessaram o Wi-Fi e estiveram comprando na sua loja física?

Dessa forma, é possível impactar essas pessoas fora da sua loja, comunicando a existência do seu e-commerce e eventualmente fazendo uma oferta atrativa para ela, motivando que ela vá para o seu site e já efetue a primeira compra online.

Além disso, você consegue criar listas “look a like’” para conseguir novos clientes para o seu e-commerce!

Esse foi o conteúdo para ajudar você que é do time de Marketing e CRM! Criamos muitos desses conteúdos com base nas experiências que nossos clientes vêm fazendo!

Gostou dessas dicas?

Agora veja no Case dos Supermercados Koch como eles utilizaram a ferramenta e trouxeram resultados para a sua rede inteira de lojas!

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