O Last Mile Podcast, criado para compartilhar conhecimento e promover discussões sobre o setor de telecomunicações e PPPs, é apoiado e patrocinado pelo WiFeed.
Em seu primeiro episódio, o podcast trouxe temas importantes para o presente e o futuro das PPPs no mercado de telecomunicações no Brasil.
O primeiro convidado, foi o Rodrigo Schuch, presidente-executivo da Associação NEO, uma das principais entidades representativas do setor de telecomunicações no Brasil. Rodrigo compartilhou conhecimento sobre o futuro das PPPs e o impacto das novas dinâmicas do mercado.
Na primeira edição, o presidente também falou sobre a importância de se manter atualizado e falou das suas experiências profissionais em outras empresas do setor.
O debate girou em três eixos: regulação assimétrica, o papel das PPPs (Prestadoras de Pequeno Porte), o avanço do mercado móvel para provedores regionais.
Neste blog, vamos trazer os principais destaques e mostrar como eles impactam diretamente para o sucesso do mercado de telecomunicações no Brasil.
Regulação assimétrica para provedores
Regulação assimétrica é um conjunto de regras criadas para equilibrar mercados onde existe um operador dominante, com grande vantagem competitiva sobre os demais.
Essa assimetria evita que pequenas e médias empresas sejam submetidas às mesmas exigências regulatórias que as gigantes do setor. Isso promove diversidade de oferta e inclusão digital, especialmente em regiões menos atendidas.
O conceito foi amplamente discutido como uma ferramenta que garante o equilíbrio competitivo em um mercado que sempre foi dominado por grandes operadoras.
Um exemplo é o PGMC (Plano Geral de Metas de Competição), atualmente em revisão na Anatel, que mantém a necessidade de regras diferenciadas para PPPs, empresas com até 5% de participação.
Hoje, o Brasil possui o maior número de ISPs (provedores de internet) do mundo. Esse resultado pode ser atribuído diretamente para a política que promove a qualidade dos serviços e pressiona o mercado por preços mais competitivos.
O Papel das PPPs
A Anatel estruturou o leilão da faixa de 700 MHz para fortalecer as operadoras regionais de 5G, buscando equilibrar competição e arrecadação em um mercado que já passa por movimentos de consolidação.
O objetivo é replicar o sucesso das PPPs na banda larga fixa também no serviço móvel, levando conectividade de qualidade a áreas remotas.
Outro destaque importante, é sobre a informalidade de provedores. Essa informalidade é um desafio preocupante, principalmente no que diz sobre a falta de reporte de dados por empresas menores.
O Futuro para ISPs Regionais e PPPs
O crescimento dos provedores regionais, especialmente no segmento de banda larga fixa, foi apontado como tendência consolidada, com destaque para a expansão por meio de fibra óptica e a preparação para o mercado móvel.
O futuro e as oportunidades para provedores regionais, estão fortemente ligados à expansão do mercado móvel e à consolidação do papel das PPPs (Prestadoras de Pequeno Porte).
Com o crescimento da banda larga fixa se estabilizando após anos de forte expansão, o grande potencial agora está no segmento móvel, especialmente com a chegada do 5G.
Enquanto mais de 60% da base de banda larga fixa já está nas mãos de pequenos provedores, no mercado móvel 97% ainda pertence às grandes operadoras, criando um enorme espaço para novos entrantes regionais.
Os provedores regionais
A proximidade dos provedores regionais com suas comunidades é vista como diferencial competitivo, permitindo agregar valor à oferta ao integrar serviços móveis e soluções B2B, além de explorar oportunidades em redes privativas para setores como agronegócio e indústria.
O leilão do 5G e as obrigações regulatórias para atendimento de cidades menores abrem caminho para que esses provedores ampliem sua atuação, levem conectividade a áreas remotas e promovam inclusão digital.
Além disso, foi abordado sobre a necessidade de formalização do setor, a busca por eficiência operacional e a importância de investir em novos serviços e capacitação de equipes.
O cenário é de oportunidades, mas também de desafios, como a competição justa, a adequação às novas normas e a necessidade de inovação constante para garantir sustentabilidade e crescimento no novo ciclo do mercado de telecomunicações brasileiro.
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Debates regulatórios e Fair Share
O Fair share é a cobrança de uma taxa sobre grandes geradores de tráfego, como big techs, pelo uso intensivo das redes de telecom e foi tema de uma análise no episódio do Last Mile.
Hoje, a Anatel tem a missão de garantir a sustentabilidade e a qualidade das redes e avalia se há falha necessária para uma intervenção. Até o momento, a taxa não deve ser adotada, segundo o Ministério da Fazenda e reforçou que qualquer decisão será tomada com base em dados.
Mercado Nacional e Global: um breve comparativo
O Brasil se destaca no cenário internacional pelo grande número de provedores regionais e políticas regulatórias assimétricas, ao contrário de mercados mais concentrados.
Enquanto os EUA e Europa, concentram serviços em poucos grandes players, o Brasil possui mais de 20 mil ISPs liderando a internet fixa em 5 mil cidades, atendendo 25,5 milhões de clientes.
Esse ambiente competitivo foi fundamental para colocar o país como o 3º maior mercado em número de acessos, atrás apenas de China e EUA, mesmo sem ocupar posições iguais em PIB ou população.
A tendência global é de busca por equilíbrio entre inovação, competição e inclusão digital, desafios que o setor brasileiro enfrenta de forma intensa e dinâmica.
“A conectividade promove o desenvolvimento social humano da população, uma vez que atrai novos negócios para as cidades, melhora a infraestrutura urbana, fomenta o acesso à educação e a serviços públicos”.
O episódio inaugural do Last Mile Podcast oferece uma visão estratégica e atualizada dos principais dilemas e oportunidades do setor.
Entender o papel das PPPs, as tendências de regulação e as discussões sobre fair share é fundamental para quem deseja se posicionar de forma competitiva em um mercado em rápida transformação.
Não perca a oportunidade de aprofundar sua compreensão sobre os rumos do setor.
Assista ao vídeo completo do 1º episódio do Last Mile Podcast e fique à frente das tendências para o futuro das telecomunicações no Brasil!
Sobre o Podcast Last Mile
O Last Mile Podcast é um espaço criado para promover discussões profundas e estratégicas sobre o setor de telecomunicações no Brasil, conectando profissionais que realmente vivem e transformam o mercado.
O projeto foi idealizado por Bruno Guimarães, CEO do WiFeed, especialista em vendas e inteligência de dados para ISPs e Matheus Cofferri, articulador com 15 anos de experiência no setor.
Eles também buscam revelar os bastidores de um mercado em constante transformação, aproximando profissionais e promovendo discussões estratégicas sobre o futuro dos provedores de internet
A próxima edição do podcast promete trazer mais insights sobre o mercado. Acompanhe os episódios no canal do youtube para acessar conversas que realmente importam e fique por dentro do que está rolando.