SVA: Serviço de Valor Agregado – O que é e como a sua empresa (ISP) pode se beneficiar disso

Você sabe o que é o Serviço de Valor Agregado? Essa prática faz referência a um dos principais diferenciais de uma empresa de telecomunicação. Isso porque, ela consegue gerar mais valor no mercado e, desse modo, aumentam-se as probabilidades de conquistar mais consumidores.

Podemos dizer, portanto, que as empresas que se dedicam ao prestar diferentes SVAs tendem a alcançar um público maior e, consequentemente, destacar-se em seu segmento de atuação.

Pensando na importância desse tema, neste conteúdo explicaremos detalhadamente sobre o que é o Serviço de Valor Agregado, destacaremos qual a importância dessa prática e informaremos quais as oportunidades proporcionadas por esse conceito. Continue com a gente.

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O que é o Serviço de Valor Agregado?

Os Serviços de Valor Agregado (SVA) fazem referência às entregas desenvolvidas pelas empresas de telecomunicações que não têm nenhuma relação com a atividade principal. Isso inclui também os serviços que são contratados de maneira conjunta.

Desse modo, podemos dizer que diversos serviços se encaixam nessa lógica. Entre eles podem estar incluídos, por exemplo, contas de e-mail, streaming de filmes, serviços de bancas virtuais etc.

O WiFeed, que é uma solução de marketing e inteligência de dados para o Wi-Fi das empresas, também é um SVA. Por meio dessa ferramenta, as empresas podem passar a  colher e estruturar um amplo volume de dados e informações sobre seus clientes e, consequentemente, gerar ainda mais valor para o seu negócio.

Qual a importância dessa prática?

Empresas de diferentes segmentos e portes buscam ter diferenciais competitivos, e além disso também a fidelização de seus clientes. Isso não ocorre por acaso, pois as organizações que buscam inovar e gerar mais valor no mercado, conseguem conquistar mais clientes, aumentar as vendas e podem até virar referência em sua área de atuação.

Nesse contexto, procurar aspectos que diferenciem a sua empresa em relação aos concorrentes é uma das melhores estratégias utilizadas com o objetivo de ganhar posicionamento no mercado e ter uma imagem positiva por parte de mais pessoas.

Ao contar com os serviços de SVA, portanto, a sua organização tende a gerar mais receita e terá a oportunidade de complementar os ganhos. Além disso, torna-se possível atrair mais pessoas e ampliar a base de clientes, ter uma base mais saudável e sustentável e aumenta a perceção de valor dos clientes.

O que levar em consideração antes de fornecer um SVA?

Algumas questões devem ser levadas em consideração antes de fornecer o SVA na sua empresa. Primeiramente, é muito importante em relação à qualidade do seu produto e serviço principais. Verifique se realmente gera valor e ajuda a resolver problemas as pessoas.

Em caso negativo, você pode pensar em estratégias que vivem resolver eventuais gargalos, aperfeiçoar os processos e melhorar os serviços prestados aos consumidores. Com isso torna-se possível melhorar a imagem da sua empresa no mercado.

Após garantir um padrão de qualidade dos serviços principais, chega-se o momento de fornecer Serviço de Valor Agregado. No entanto, existem diversos SVAs que podem ser ofertados e nesse momento é comum surgir a seguinte dúvida: quais serviços escolher para a empresa?

Para escolher os SVAs no seu negócio é muito importante estar atento em relação ao perfil dos clientes e a região da empresa. Ao estar antenado em relação a essas questões você vai gerar mais valor ao seu público e ter acesso a diversas oportunidades de ampliar as oportunidades de vendas. Mas fique atento, a qualidade do SVA também deve ser avaliada, pois existem diversos SVAs que não entregam no mercado.

Quais as oportunidades proporcionadas pelo SVA?

O SVA proporciona diversas oportunidades para as empresas. Primeiramente, o seu negócio terá a chance de diversificar o portfólio de produtos e, consequentemente, gerar mais valor no mercado. Além de também aumentar seu ticket médio e fidelizar mais clientes. 

Outra oportunidade proporcionada pelo Serviço de Valor Agregado é a possibilidade de pagar menos tributos. Isso porque, o SVA não consta como prestação de serviço, o que dispensa o pagamento do ICMS (Imposto sobre operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre prestações de Serviços de transporte interestadual, intermunicipal e de comunicação).

Somado às vantagens fiscais, o Serviço de Valor Agregado é uma das melhores estratégias para atrair e fidelizar clientes sem precisar fazer altos investimentos, ou seja, a sua empresa tende a aproveitar melhor os recursos disponíveis. Além disso, a organização vai agregar mais valor no mercado e conseguirá se diferenciar dos concorrentes. E uma boa ideia é a contratação de serviço de assessoria jurídica e contábil para auxiliar sua empresa nas questões tributárias. 

Por que o SVA é uma vantagem competitiva?

Destacamos anteriormente que o SVA proporciona benefícios fiscais para as empresas que aderem a essa prática. Essa questão, por si só, já pode ser considerada como uma grande vantagem competitiva.

Isso porque, as empresas poderão pagar menos impostos e, consequentemente, aproveitarão melhor os recursos disponíveis e otimizarão as finanças. Desse modo, torna-se possível fazer novos investimentos visando a expansão do negócio. Pode ser, por exemplo, a abertura de filiais, a contratação de novos funcionários, a disponibilização de novos serviços etc.

Além disso, por meio do Serviço de Valor Agregado, a sua companhia terá a oportunidade de gerar valor para um público mais abrangente, o que aumenta as chances de vendas. Desse modo, o seu negócio tende a aumentar as receitas e a também ser mais lucrativo, garantindo assim a sustentabilidade financeira da operação.

Podemos dizer, portanto, que o SVA contribuirá para a sua empresa:

  • Ganhar mais autoridade no mercado;
  •  Gerar mais valor; 
  • Diversificar o portfólio de serviços de maneira estratégica;
  •  Aproveitar melhor os recursos financeiros

Como é possível perceber, o Serviço de Valor Agregado é fundamental para empresas dos mais variados segmentos e essa lógica também se aplica para companhias do ramo de telecomunicações. Por esse motivo, vale muito a pena entender como funciona o SVA e verificar as oportunidades proporcionadas pela prática para desfrutar, ao máximo, dos benefícios proporcionados.

Gostou deste conteúdo na qual destacamos sobre o que é o Serviço de Valor Agregado e quer saber como a WiFeed pode se encaixar como um SVA para a sua empresa? Entre em contato com o nosso time do Parceiro WiFeed e vamos ajudá-lo!

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