Passo-a-passo para um Wi-Fi estratégico em grandes empresas

O Wi-Fi já se tornou uma necessidade básica do ser humano e que está presente em todos os lugares, mas poucas empresas realmente exploram o potencial máximo desta ferramenta – que pode ser extremamente estratégica! Aqui no WiFeed nós auxiliamos as empresas a gerar valor através de um Wi-Fi mais estratégico, potencializando o seu uso. Mas como este processo funciona? É sobre isso que vamos falar hoje!

Para a sua empresa possuir um Wi-Fi estratégico, é preciso seguir um passo a passo de boas práticas para que tudo ocorra bem e os resultados sejam superiores ao esperado! Por isso, vamos te mostrar como construímos a Jornada do Wi-Fi Estratégico aqui no WiFeed baseado em inúmeras experiências de implementação em empresas de grande porte.

Já sabemos que o Wi-Fi não pode mais ser visto apenas como um centro de custo na operação e que ele pode trazer inúmeros benefícios para as empresas em diversas áreas, desde dados e informações relevantes e até mesmo retorno financeiro. Agora, o que a maioria das empresas não sabem, é que para isso sair conforme o planejado, exige um planejamento e algumas etapas que devem ser seguidas.

Nesse post você vai conhecer as 6 etapas que utilizamos nos nossos projetos para construir o seu Wi-Fi estratégico! São eles:

  1. Avaliação de Infraestrutura
  2. Formalização de Piloto (POC)
  3. Aprendizado (Onboarding e Treinamento)
  4. Avaliação dos Resultados
  5. Efetivação da Contratação
  6. Transformação do Wi-Fi em ferramenta de mídia e estratégia

1. Avaliação de Infraestrutura

Nessa etapa é realizado um estudo da infraestrutura de Wi-Fi, principalmente levando em conta a marca dos roteadores (Access Points) que sua empresa possui. Isso faz diferença pois o WiFeed deverá ser instalado diretamente nesses roteadores (APs). Caso a marca do seu roteador não seja compatível com o WiFeed, será necessário instalar um novo hardware na rede que possibilitará a integração da rede com o sistema do WiFeed.

Independente do cenário 1 ou 2, em geral os custos são baixos e variam pela quantidade de pontos a serem instalados pelo WiFeed e também pela quantidade de acessos simultâneos que a rede deverá suportar.

Também é nesse momento que é feita a análise de como a rede é estruturada, se existe alguma divisão entre rede administrativa e rede de visitantes, se existe alguma solução de segurança como firewalls, ou até mesmo alguma política interna que possa influenciar no funcionamento da plataforma.

Caso você ainda não tenha nenhuma infraestrutura de rede, mas já entendeu a importância de um Wi-Fi estratégico e quer contratar o WiFeed, podemos te direcionar para um integrador parceiro nosso que irá te auxiliar a implementar o Wi-Fi na sua empresa!

2. Formalização de Piloto (POC)

Após a etapa de Avaliação de Infraestrutura e aprovação dos custos envolvidos, é hora de ir para o Projeto Piloto, ou comumente conhecido como POC. Aqui é o momento onde instalamos o WiFeed em alguns estabelecimentos da sua empresa, e você poderá avaliar se realmente a solução faz sentido para a empresa e se entrega o que lhe foi prometido.

Em geral, uma POC não contempla a instalação do WiFeed em todos os estabelecimentos da sua empresa. Serão escolhidos alguns pontos estratégicos para que a ferramenta possa ser testada. A decisão da quantidade de locais, assim como a loja em si, é pensado em conjunto com você, a sua empresa e também o WiFeed, levando em conta o objetivo do projeto. Geralmente são escolhidas lojas com maior fluxo de pessoas e com perfis de público diferentes. 

Nesta etapa também são traçadas métricas de sucesso para serem avaliadas futuramente na etapa 4 (Avaliação dos Resultados). São essas métricas que irão ditar se o projeto foi bem sucedido ou não e quais as saídas para as melhorias.

É necessário nesta etapa:

  • Determinar o número de lojas a serem instaladas o WiFeed;
  • Determinar quais são essas lojas e por que;
  • Período e quantidade dias que a POC deverá ter;
  • Resultados a serem esperados ao final da POC e métricas de sucesso a serem analisadas.

3. Onboarding e Treinamento

Nesta etapa é compartilhado com você o login e a senha de acesso da plataforma para que você possa acessá-la. Aqui deve acontecer o envolvimento e a conexão com as demais áreas que podem ter interesse no WiFeed. Por experiência, o WiFeed auxilia bastante os times de Marketing, Trade Marketing ou Mall&Mídia, E-commerce, TI e CRM.

Como o WiFeed é um sistema robusto e que entrega muitas funcionalidades em uma ferramenta só, é crucial que as pessoas envolvidas no projeto, assim como as pessoas que forem usar a ferramenta, participem do onboarding e do treinamento do WiFeed. Essa etapa é tocada pelo time de Customer Success (Sucesso do Cliente) do WiFeed.

É neste momento que você vai aprender a usar a ferramenta no seu limite e também as melhores práticas para criação de campanhas e análise de dados. Não adianta de nada entregar uma ferramenta e você não saber como utilizá-la. Por isso, a etapa de Onboarding e Treinamento é uma das etapas mais importantes de toda a Jornada para um Wi-Fi Estratégico.

4. Avaliação dos Resultados

Terminado o tempo da POC, é hora de “concluir” o projeto. Na etapa 2, foram pontuados os resultados esperados para o projeto, e agora é o momento de coletar esses resultados e compará-los com os objetivos definidos lá no início.

Caso haja alguma discrepância no que foi planejado para o que foi executado, é preciso entender o motivo dessa divergência e atuar para aprimorar. De qualquer forma, durante todo o projeto piloto o nosso time de CS (Customer Success) fica em contato com a sua empresa para lapidar essas melhorias ao longo do projeto e não somente no final.

Não havendo formas de melhorar e os resultados não sendo alcançados, o projeto para por aí. Só faz sentido avançar se o WiFeed estiver gerando valor para a sua empresa! Porém, nosso histórico indica que a imensa maioria dos pilotos resulta em objetivos alcançados e com isso temos um projeto de sucesso, podendo assim seguir para a próxima etapa!

5. Efetivação da Contratação

O próprio nome já traduz o que essa etapa quer dizer. Passada a fase de Avaliação, está na hora de seguirmos para a assinatura do contrato e a efetivação da contratação por si só.

Nesta etapa solicitamos alguns dados para o contrato e outras informações importantes. Em alguns casos essa etapa envolve também os jurídicos das empresas, mas nem sempre. Passada essa validação do jurídico, criamos o documento e assinamos online!

6. Transformação do Wi-Fi em ferramenta de mídia e estratégia

Assinado o contrato e passado por todo o passo a passo da Jornada do Wi-Fi Estratégico, você terá em mãos a ferramenta e estará apto para utilizá-la da melhor forma possível, aumentando as receitas da sua empresa em diversas formas possíveis.

Mesmo após a finalização do projeto, o time de Customer Success do WiFeed estará sempre a disposição para sanar suas dúvidas e ajudar em problemas do dia a dia, e principalmente coletar os feedbacks da plataforma para possíveis melhorias. O produto WiFeed é criado e pensado para você usuário, seus feedbacks são levados muito a sério internamente! Daqui a pouco sua sugestão pode virar uma nova feature!

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