Wi-Fi para clientes: como obter retorno sobre o investimento

Sabemos que o custo de uma infraestrutura de WiFi não é barato, seja no modelo de Wi-Fi as a service ou mesmo pagando pelo investimento de infraestrutura. Por isso, é importante que desde o começo do projeto de implementação de Wi-Fi para clientes, você já tenha um ROI (Retorno Sobre o Investimento) atrelado e também um objetivo com essa disponibilização do WiFi público.

Hoje você pode trazer esse ROI ao seu Wi-Fi de três principais formas:

  1. Gerando inteligência para o seu negócio; 
  2. Ofertando seus produtos, serviços e promoções; 
  3. Vendendo o espaço de mídia. 

Nesse post vamos explorar todas elas e também te mostrar qual dos modelos vale mais a pena para o seu negócio, seja ele grande, médio ou pequeno.

Gerando inteligência para o seu negócio através do Wi-Fi

Normalmente as ferramentas de gerenciamento de Wi-Fi possuem métricas muito interessantes, como tempo de permanência no local, quais são os clientes que mais retornam ao estabelecimento, perfil dos clientes mais assíduos, dentre várias outras métricas.

Uma das formas de atrelar um ROI à sua infraestrutura de Wi-Fi é entender qual os tipos de comportamentos que geram mais receita ao seu estabelecimento e a partir disso, replicar e antecipar esses comportamentos em outros clientes, fazendo com que eles, por exemplo, fiquem mais tempo no local e consequentemente gastem mais.

E essa ação vale a pena para o meu negócio?

Normalmente as empresas que costumam extrair os melhores resultados desse tipo de ação são as empresas com equipes grandes e com maturidade em análise de dados.

Por isso, se você possui um estabelecimento menor, pode até gerar certa inteligência sem despender muito tempo dos dados ali dispostos, porém acreditamos que você consiga tirar mais proveito nos tópicos a seguir.

Ofertando seus produtos, serviços e promoções através do WiFi

Se você não conhece as ferramentas de acesso ao Wi-Fi talvez este tópico fique distante para você. Porém, no momento do acesso à rede é possível mostrar um “anúncio” para quem está acessando.

Este anúncio pode ser uma impactação simples, com apenas uma tela por exemplo, ou então mais complexo e planejado, com mais telas e com segmentações por diferentes tipos de públicos.

No sistema do WiFeed é possível fazer a impactação em até 3 telas, sendo que cada interação feita pode levar o usuário para uma tela diferente. Com isso, um mesmo anúncio pode impactar várias pessoas de forma personalizada, o que gera uma experiência mais leve e menos agressiva para quem está sendo impactado.

Pode ter ficado um pouco difícil de entender, para exemplificar, vamos mostrar para vocês uma campanha real feita pela Cresol dentro do sistema do WiFeed.

Nesse exemplo conseguimos notar que a campanha possui botões e que cada botão levará o usuário para uma tela específica. Na Interação 1, se o usuário pressionar em “Para você” ele irá ser encaminhado para a Interação 2 que condiz com o que ele pressionou. Caso ele tivesse pressionado em “Para sua empresa”, por exemplo, ele iria ser direcionado para outra tela relacionada a essa opção, e não mais a tela “Para você”.

Dessa forma a comunicação é assertiva de acordo com a experiência de cada usuário e daquilo que ele está realmente buscado no seu estabelecimento.

E essa ação vale a pena para o meu negócio?

Em geral, todas as empresas, sejam elas pequenas, médias ou grandes, que possuem local físico, podem fazer esse tipo de campanha na sua ferramenta de Wi-Fi. A questão aqui é, caso você tenha um pequeno negócio, vai querer uma ferramenta fácil de mexer e que consiga subir um anúncio em questão de minutos, afinal de contas, você não tem como dedicar alguém apenas para isso.

Nossa experiência mostra que empresas grandes e com maturidade, podem e devem fazer esse tipo de ação, ofertando serviços ou produtos mais direcionados à persona que querem atingir. Eventualmente, podem também mesclar esse modelo de ofertar o seu próprio produto com o modelo abaixo.

Vendendo o espaço de mídia através do Wi-Fi

Bom, como vocês puderam aprofundar no tópico anterior, o Wi-Fi também é um canal possível de anunciar. Uma das possibilidades que isso traz é, ao invés de você utilizar esse espaço de mídia para os seus próprios anúncios, você poder vender esse espaço para outros anunciantes externos.

Se você possui um estabelecimento pequeno, como um café, restaurante, academia, padaria, entre outros, pode ficar difícil ir atrás de um anunciante e vender esse espaço de mídia para ele. Aqui no WiFeed a gente faz esse trabalho para você! Nós vendemos esse espaço de mídia e em troca te damos o uso da plataforma gratuita para você. Assim, você obtém todos os benefícios dos outros pontos, sem precisar gastar nada como outras ferramentas do mercado!

Agora, se você possui um estabelecimento de grande porte, como uma rede de supermercados, uma rede de farmácias ou food service e já trabalha com trade marketing, sua empresa mesmo pode ir atrás de anunciantes e vender esse espaço de mídia.

Dessa forma, o mais lucrativo para você é ter a licença da ferramenta e vender o espaço de mídia para a indústria por um valor superior ao valor que você paga na ferramenta. Aqui no WiFeed estimamos que nossos clientes conseguem vender em média seis vezes o valor da mensalidade.

E essa ação vale a pena para o meu negócio?

Como você deve ter percebido, nesse modelo de venda de mídia, independente do tamanho do seu negócio, é um modelo que vale a pena. Muito por conta da facilidade de mensuração de ROI e por se adaptar tanto para pequenos negócios como para grandes empresas.

Bom, esses são os três formatos de gerar receita através do Wi-Fi que trazem um retorno sobre o investimento feito em sua infraestrutura de Wi-Fi. Os clientes WiFeed usam amplamente os três formatos.

Esperamos que os modelos apresentados tenham esclarecido suas ideias sobre o tema, e qualquer dúvida ou sugestão, nós estamos de portas abertas para conversar. Até o próximo post!

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