Case Santa Villa: Trazendo os aniversariantes de volta ao estabelecimento

Com uma estratégia de e-mails e SMS, o Santa Villa de São José encontrou uma nova forma de atrair seus clientes de volta ao seu empreendimento e assim, gerar receita com leads já presentes na base de cadastros da empresa.

Neste case de sucesso, vamos entender melhor como o Santa Villa obteve sucesso para fazer seus clientes retornarem, usando o Wi-Fi Inteligente e as soluções de marketing presentes no WiFeed.

Sobre o Santa Villa

Conheça um pouco mais sobre o empreendimento

Inaugurado em 2019, o Santa Villa São José/SC traz um conceito diferenciado em termos de  complexo gastronômico. Com uma construção muito mais robusta do que um food park, o Santa Villa traz uma alta variedade gastronômica, que atrai amigos e familiares, seja para comer ou para tomar um chopp.

Desafio encontrado

Como fazer os clientes retornarem?

Ao longo dos últimos anos, o Santa Villa acumulou o cadastro de boa parte dos seus clientes com a captação de dados através do Wi-Fi, com o WiFeed. Até então, as estratégias estavam muito voltadas para a comunicação dentro do estabelecimento. 

Através das campanhas do WiFeed são divulgadas ofertas, agendas de shows e realizadas pesquisas com os clientes que estão dentro do local.

Resolvida a comunicação no local, surgiu um novo desafio: como trazer os clientes de volta ao Santa Villa? 

Essa pergunta surge do desafio que as empresas têm em trabalhar com os clientes que já conhecem o seu negócio e, assim, gerar compras recorrentes.

Atualmente, os mais aprofundados estudos do tema indicam que pode ser até 7x mais caro conquistar um novo consumidor do que vender para a base de clientes atuais. Daí vem a importância em investir em compras recorrentes com quem já conhece a empresa.

E para fazer com que os clientes retornassem ao Santa Villa, elaboramos um projeto para testar a efetividade da combinação de cadastrados captados pelo WiFeed, com envio de SMS e E-mail para estes clientes.

Com isso, foram separados aqueles clientes que faziam aniversário nos meses de abril e maio, para que pudessem comemorar esta data com sua família e amigos. Assim, seria possível estimular o retorno do cliente e comemorar com ele o seu aniversário.

Soluções Utilizadas

Colocando a estratégia em prática

Solução

E-mails e SMS personalizados

Em conjunto com o WiFeed, o Santa Villa trabalhou numa campanha para atrair os clientes aniversariantes do mês de Abril e Maio de 2022. Além de fazer aniversário nos meses citados, os clientes não podiam ser recorrentes na casa. Sendo assim, foram selecionadas apenas pessoas com até duas conexões no Wi-Fi do local.

Para poder mensurar separadamente os resultados de cada canal, o projeto foi dividido em duas etapas. A primeira, consistiu no envio de SMS aos aniversariantes do mês de abril e, a segunda, no envio de E-mail aos aniversariantes do mês de maio.

Em ambos os testes foi enviada uma comunicação no primeiro dia do mês (seja SMS ou E-mail) oferecendo um chopp Pilsen como cortesia ao aniversariante que apresentasse o cupom. 

Além deste primeiro envio, também foi feito um contato no dia do aniversário de cada cliente e um último contato faltando 10 dias para expirar seu cupom. 

Ao apresentar o cupom, os atendentes do Santa Villa registraram os dados do cliente para que fosse computada a retirada da cortesia e mensurar a efetividade da campanha.

Sucesso

Da mensagem à conversão

Com base nos testes realizados, o Santa Villa viu que ações de fidelização da sua clientela podem surtir um efeito muito positivo e gastando menos, quando comparada à captação de novos clientes.

Além de tornar personalizado o contato com o cliente, o Santa Villa conseguiu fazer com que aqueles pessoas que não eram frequentadores assíduos retornassem ao seu empreendimento, tendo também:

  • Retorno de 11,4 vezes o valor investido no disparo de e-mails;
  • 2,6% dos clientes retornaram após visualizarem a campanha de SMS;
  • Taxa de abertura dos e-mails enviados foi de 29,5%;
  • Somados, foram realizados mais de 3.300 disparos de e-mail e SMS;

Além disso, o envio de mensagens personalizadas ao cliente trará benefícios a médio e longo prazo. Isso porque as pessoas tendem a voltar mais vezes em um estabelecimento que fez uma promoção significativa, como uma cortesia ao cliente no mês do seu aniversário.

Com o disparo de e-mails e SMS personalizados, o Santa Villa pode trazer mais pessoas para frequentar o seu espaço e de forma acessível. Afinal, a recorrência demanda menos custo e tempo do que em relação a conquistar um novo cliente.

Desta forma, o empreendimento pode ver sua receita aumentar, pessoas retornando ao estabelecimento e mais do que isso, criar vínculos fortes com consumidores que já conheciam o lugar. 

Conheça o WiFeed e as suas soluções inteligentes

A estratégia de mensagens personalizadas, usando o Wi-Fi inteligente como uma ferramenta central, aconteceu por conta das soluções inteligentes do WiFeed.

Nossa tecnologia é ideal para empreendedores que querem digitalizar seu negócio e conhecer melhor o público. Assim, inúmeras estratégias podem ser colocadas em prática e trabalhar tanto com clientes que já conhecem o negócio como também, com a aquisição de leads e de novos consumidores.

Quer saber mais sobre o WiFeed? Entre em contato com nossa equipe de especialistas e conheça todos os benefícios que o Wi-Fi inteligente traz ao seu negócio.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *