Check-list: tenha uma rede Wi-Fi de alta performance para clientes!

Descubra aqui quais são os passos mais importantes para garantir o desenvolvimento de uma rede de Wi-Fi de alto desempenho para seus clientes

Você sabe como garantir uma rede de Wi-Fi de alta performance? Essa é uma dúvida frequente por parte de empresas dos mais variados segmentos e portes de mercado. Trata-se de um questionamento pertinente, pois o fornecimento de uma ótima conexão de internet é um dos principais diferenciais para os negócios alcançarem sucesso.

Pensando na importância desse tema, neste conteúdo destacaremos sobre a importância de contar com uma rede de Wi-Fi de alta performance, forneceremos dicas que o ajudarão a fazer um diagnóstico preciso da conexão e também traremos um check-list objetivo para que você possa ter em mãos no momento de executar os projetos. Vamos lá?

Qual a importância de contar com uma rede de Wi-Fi de alta performance para visitantes?

Ter uma rede de internet com um alto desempenho é importante por diferentes razões. Primeiramente, trata-se de mais um importante detalhe que vai contribuir para otimizar a experiência do consumidor. Ele ficará encantado com a navegação rápida e isso ajudará a desenvolver uma imagem positiva da sua empresa.

Ao ter uma imagem da empresa, torna-se possível desenvolver um ambiente que seja propício para as compras,além de aumentar as chances de as pessoas voltarem a comprar da organização ou mesmo recomendá-la aos amigos, ampliando assim ainda mais a base de consumidores. 

Além disso, caso estruture uma rede de Wi-Fi estável e veloz, será possível cada vez mais ter acesso a informações valiosas em relação ao perfil do público (tudo em conformidade com a LGPD, ok?). Desse modo, ficará mais fácil para a empresa desenvolver produtos ou serviços que atendam as demandas das pessoas e que, consequentemente, gerem mais valor no mercado.

A organização também vai ser capaz de desenvolver uma comunicação personalizada e de forma aderente ao perfil do público, o que contribui para que mais pessoas se identifiquem com a sua empresa.

Como fazer um diagnóstico rápido  da estrutura de redes  atual ?

O diagnóstico da estrutura de redes é fundamental para conhecer a necessidade em se melhorar a conectividade do local. 

Por meio dessa prática, torna-se possível ter a segurança em oferecer uma rede de Wi-Fi de alta performance e que atenda aos interesses do seu estabelecimento e também dos visitantes que ali frequentam.

Nesse momento, também é importante estar atento a alguns detalhes técnicos para que a conexão funcione da melhor forma possível. Verifique quantos e quais são os dispositivos que estão conectados à rede de internet e também procure entender se é possível utilizar algo da  atual infraestrutura de redes da empresa.

As questões financeiras também não devem ser deixadas de lado, pois os investimentos devem ser feitos de acordo com a realidade orçamentária e a necessidade do negócio. Por esses motivos, é importante mostrar  qual é o investimento estimado para que o cliente possa fazer uma escolha segura, assertiva e de acordo com as necessidades e a realidade da empresa.

Como montar um projeto customizado para o seu cliente?

Montar um projeto de Wi-Fi com uma conexão de alta performance não é uma tarefa fácil.. 

É necessário assegurar que a rede apresente um acesso fácil, com boa velocidade e estabilidade e, que ao mesmo tempo, seja extremamente segura.

Essa questão é complexa e não há uma estrutura padrão que seja  melhor para todas as ocasiões. Nesse momento, é importante pensar em relação às necessidades do negócio do seu cliente. Entre algumas questões a serem analisadas estão: 

  • O seu cliente vai precisar de uma rede separada para visitantes e uma rede para o operacional da empresa (rede interna)? 
  • Quantas pessoas, entre visitantes e colaboradores, frequentam o ambiente do seu cliente?
  • Qual o tamanho do estabelecimento ou do escritório do seu cliente? 
  • Qual é o orçamento disponibilizado para a estruturação desta rede?
  • Qual é o tipo de negócio do seu cliente?
  • Qual é a velocidade de banda contratada? O cliente deseja aumentar essa velocidade?
  • A rede já está em conformidade com o Marco Civil da Internet e a LGPD?
  • O cliente já possui uma equipe de TI dedicada no monitoramento da rede?

A análise dessas questões pode até parecer trabalhosa no início. No entanto, trata-se de um elemento fundamental para que seja possível desenvolver um projeto customizado de uma rede de alta performance e gerar ainda mais valor ao cliente final

Por fim, mas não menos importante, é mostrar ao cliente   as possibilidades de acompanhamento e monitoramento da rede. 

 Assegure-se da atualização dos equipamentos e licenças, verifique se fazem  uma avaliação periódica da rede, se já possuem um plano de manutenção da rede, e documente possíveis alterações. Essa última questão é uma das mais importantes, pois por meio do monitoramento torna-se possível saber se a conexão está com o desempenho esperado e oferecer cada vez mais serviços de qualidade.

Como é possível perceber, é muito importante contar com uma rede de Wi-fi de alta performance. Por meio dessa prática, torna-se possível fornecer uma nova experiência ao cliente e, com isso, ajudá-lo a ter uma imagem positiva perante aos seus visitantes e parceiros. 

Considerando todos os aspectos  mencionados, vale muito a pena dedicar-se a esse relevante tema.

Este checklist sobre como desenvolver uma rede de Wi-Fi de alta performance foi útil para você? Compartilhe esse post para os seus amigos nas redes sociais e permita que mais pessoas tenham conhecimento em relação ao assunto.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *