A importância da gestão de dados no mundo corporativo

Não é segredo para ninguém que as empresas convivem com o volume de dados cada vez mais abrangente. Trata-se de informações relevantes sobre diversos setores das companhias. Entre eles estão as finanças, marketing, contabilidade, vendas etc. Nesse contexto, a gestão de dados no mundo corporativo é fundamental.

Imagino que você deva estar bastante interessado em saber um pouco mais sobre o tema. Pensando nisso, neste conteúdo vamos detalhar sobre a importância da gestão de dados no mundo empresarial, destacaremos sobre o crescimento do Big Data e a utilização de dados na tomada de decisões nas empresas. Continue com a gente.

Qual a importância da gestão de dados no mundo corporativo?

Por diversos motivos, a gestão de dados é fundamental no mundo corporativo. Primeiramente, por meio de uma boa organização de dados torna-se possível obter informações relevantes para a tomada de decisões e também visando otimizar processos internos.

Além disso, por meio de uma ampla coleta de informações torna-se possível reduzir a ocorrência de erros e aproveitar melhor os recursos disponíveis, otimizando o desempenho do negócio como um todo.

Outro aspecto importante são as questões de segurança. Isso porque, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) prevê que as empresas devem ter mais cuidados com os dados coletados, especialmente os que são de caráter sigiloso, sejam eles gerados pela própria empresa ou pelos clientes.

Nesse contexto, se acontecer algum problema relacionado a segurança das informações, a sua empresa estará sujeita a sofrer com sanções que multas. Por esse motivo, podemos dizer que a gestão de dados ajuda a minimizar esses problemas e a cumprir as determinações legais.

O que é o Big Data?

Esse conceito refere-se faz ao conjunto de dados ( estruturados ou não estruturados) que são gerados constantemente pelas empresas. Trata-se, portanto, de uma ferramenta que faz parte da era da informação e fundamental para as organizações tomarem decisões assertivas e seguras.

Considerando essa característica, podemos dizer que empresas dos mais variados ramos utilizam e necessitam dessas ferramentas. Entre alguns segmentos estão os negócios de Tecnologia da Informação, marketing, publicidade etc.

O Big Data organizou o processo de coleta de dados e esse conceito é baseado em três pilares: 

  • Variedade: relaciona-se com os diferentes formatos na geração de dados. Podem ser estruturados (números) ou não estruturados (documentos em vídeo, áudio, texto etc.). Quanto mais complexo for o banco de dados, maior será a chance de acessar informações relevantes, que ajudarão na obtenção de insights para o seu negócio;
  • Volume: refere-se à grande quantidade de dados obtidos. Esse processo pode ser dado por diversas fontes. Entre elas estão os e-mails, redes sociais etc;
  • Velocidade: faz referência à rapidez pela qual as informações são tratadas e transmitidas. Essa característica assegura que os dados sejam visualizados em tempo real, o que garante agilidade e efetividade nas decisões.

Por que o Big Data tem se tornado uma tendência crescente nas organizações?

Por diferentes motivos, o Big Data tem se tornado uma tendência crescente nas organizações. Primeiramente, por meio da coleta e análise de dados, as empresas tendem a tomar decisões seguras em relação ao futuro do negócio.

Além disso, o Big Data ajuda as empresas a terem um conhecimento mais preciso em relação ao comportamento do consumidor. Dessa forma, torna-se possível entender mais precisamente sobre as tendências de consumo e também desenvolver campanhas de marketing com uma comunicação e linguagens direcionados aos interesses do seu público.

Por fim, mas não menos importantes, a análise de dados contribui para a diminuição do número de erros em diferentes processos empresariais, o que garante mais produtividade. Isso acontece porque as informações são confiáveis, assegurando mais segurança aos gestores.

Como os dados são utilizados na tomada de decisões das empresas?

Destacamos anteriormente que as empresas lidam com um grande volume de dados. Desse modo, eles podem ser utilizados para diversas finalidades, inclusive a tomada de decisões empresariais.

Por meio da ampla coleta de informações, torna-se possível obter insights valiosos que podem ser capazes de aperfeiçoar os processos da empresa ou mesmo resolver eventuais gargalos. Além disso, a análise de dados o ajudará a implementar novas estratégias que possam contribuir para o crescimento da sua empresa.

Vale destacar também que o Big Data ainda auxilia as empresas a decidirem sobre o melhor momento para fazer novos investimentos. Eles podem ser, por exemplo, na abertura de novas filiais, na disponibilização de novos produtos ou serviços no mercado, a definição do momento ideal para contratar novos funcionários, entre outros.

Como o WiFeed poderá ajudar a colher e estruturar dados?

O WiFeed conta com um dos melhores sistemas de Wi-Fi inteligente do mercado. A nossa ferramenta é especializada em tecnologia de dados através do Wi-Fi e, consequentemente, será capaz de ajudar a colher e estruturar um amplo volume de informações.

Desse modo, a sua empresa poderá contar com informações detalhadas sobre o perfil, cadastro e comportamento dos clientes. Com isso, você conhecerá melhor o seu público e poderá gerar mais valor no mercado. O WiFeed tem como diferencial a nossa API de integração pública, o que permite que as empresas enviem os dados e informações captadas via WiFeed para outras plataformas (CRMs, BIs e etc.) Isso torna possível o cruzamento de dados advindos de outras fontes, com o intuito de gerar ainda mais inteligência comercial e estratégica

Como você pode perceber, a gestão de dados é uma tendência crescente no mundo corporativo. Diante de um amplo o volume de informações é necessário organizá-las a fim de facilitar a tomada de decisões por parte dos gestores e, consequentemente, contribuir para o crescimento das empresas. Considerando os benefícios mencionados, vale muito a pena experimentar essa prática na sua organização.

Gostou deste conteúdo na qual destacamos sobre a importância da gestão de dados no mundo corporativo? Compartilhe este post para os seus amigos e permita que mais pessoas tenham conhecimento em relação a esse importante tema.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *